O principal fator que influencia a entrada de clientes no negócio é a clara demonstração de que está aberto, mostra levantamento
Por Eberth Oliveira Motta Jr.*
Coordenador Estadual da CDL Jovem Goiás
Um experimento realizado em cafeterias na Europa revelou um fator surpreendente que afetava significativamente o número de clientes que entravam nesses estabelecimentos. Seria a melhor estratégia de marketing? Um branding impecável? Preços mais baixos no cardápio?
Nenhuma dessas opções se mostrou tão impactante! O principal fator que influenciou a quantidade de clientes que adentravam as cafeterias foi, na verdade, a clara demonstração de que elas estavam abertas. Isso pode ser alcançado por meio de:
• Sinalização atraente;
• Iluminação ambiente que seja visível da rua;
• Mesas dispostas na calçada;
• Vitrine repleta de doces instagramáveis do dia.
Por mais óbvio que possa parecer, mesmo em meio às transformações do Comércio e do mercado, devemos sempre lembrar do princípio fundamental: vender é atender às necessidades do consumidor.
Essas necessidades estão cada vez mais ligadas à praticidade, comodidade e economia de tempo. Todos estão imersos em uma corrida diária para cumprir suas múltiplas obrigações, e ser transparente em sua abertura facilita para o consumidor. No entanto, ao adentrarmos o mundo digital, online ou “phygital”, como alguns o denominam, nos deparamos com a mesma discussão crucial: estou deixando claro ao meu cliente que estou aberto? O que é exatamente oferecido aqui? Qual necessidade do cliente o meu negócio está pronto para solucionar?
Google se tornou a melhor forma de dizer que a sua empresa está aberta
Foto: BigTunaOnline/Shutterstock
De acordo com uma pesquisa realizada pelo “Think with Google” em 2022, a busca pelo termo “aberto agora perto de mim” teve um aumento de mais de 400% entre 2021 e 2022. Além disso, impressionantes 93% dos brasileiros realizam pesquisas no Google antes de efetuar uma compra, sendo que 28% dessas pesquisas por negócios locais resultam em uma transação. Portanto, chegamos a um veredicto inquestionável: o Google se tornou a nova placa que indica “estou aberto”. Claro, você pode ir além e posicionar-se em diversas outras ferramentas, onde seu cliente poderá encontrá-lo.
Isso implica em disponibilizar seus dados, fotos, endereço, horário de funcionamento em plataformas, como Google, Facebook, Waze, Instagram, TikTok, sites de revisão de pedidos e onde mais for relevante. A regra é clara, e já foi escrita muito antes de eu nascer: “Vende mais quem oferece mais”. É um princípio simples, aplicável e comprovadamente eficiente.
Agora, é o momento de agir. Assim como organizamos a vitrine com impecabilidade, devemos também dedicar tempo para garantir que nossas informações online estejam igualmente impecáveis, transformando-as em uma vitrine irresistível que atrairá nossos clientes e grita: “Pode entrar, estou aberto!”
*Eberth Oliveira Motta Júnior é apaixonado por experiências, pessoas, esporte e natureza. Formado em Administração, na UFG (Universidade Federal de Goiás), tem MBA em Gestão Comercial, pela FGV (Federação Getúlio Vargas). Fez curso de Negociação na CUOA Foundation (Itália); e Gestão de Times Inovadores no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Hoje, é coordenador estadual da CDL Jovem GO (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Estado de Goiás) e trabalha com franquias e ecommerce na rede Óticas Brasil, de sua família e onde é a terceira geração no processo de sucessão.
Edição: Fernanda Peregrino