CDL Grande Vila Velha busca ampliar o atendimento de lojistas

Vista áerea da divisa entre as cidades de Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo (Foto: Rafa Coutinhos/Shutterstock)

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece a CDL Grande Vila Velha (ES), que em julho completa 22 anos fortalecendo o varejo local.

Entrada da CDL Grande Vila Velha – Foto: divulgação

Quando Hélcio Rezende Dias, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Grande Vila Velha, se mudou para a cidade eram apenas 28 mil habitantes. Hoje, vivem no município de Vila Velha (ES) 600 mil pessoas. O grande crescimento populacional se deve, principalmente, à proximidade com Vitória. Algumas pessoas moram em Vila Velha, mas trabalham na capital do Espírito Santo. Este movimento fortalece o comércio local.

O dirigente lojista participou ativamente da criação da entidade – realizada no dia 20/07/2000 –, em busca de colaborar com a economia do município. “Eu já conhecia o Sistema CNDL por ter sido presidente da CDL Vitória durante 6 anos e sabia de sua importância para o desenvolvimento local. Vila Velha precisava de sua própria CDL”, explica Hélcio Dias, que aos 90 anos ainda trabalha em favor do varejo capixaba. “Este é meu último ano à frente da entidade. O trabalho foi bem-feito durante este período e seguirá sendo bem-sucedido quando eu me retirar”, destaca.

Outra razão para o crescimento de Vila Velha é a instalação do Complexo Portuário na cidade e em Vitória. “O mar separa as duas cidades, e ambas se beneficiam do complexo, um dos mais modernos do país. Apesar de o porto movimentar a economia local, o comércio ainda é a principal atividade econômica da região”, conta o presidente.

Conquistas e desafios
O grande sonho do presidente era a construção de uma sede própria para a instituição, conquista feita em 2018 e que no próximo dia 20, no aniversário de 22 anos da CDL Grande Vila Velha, ganha mais uma novidade: a inauguração do auditório. O espaço terá capacidade para, aproximadamente, 210 pessoas. “O intuito é usar o auditório para realizar eventos e cursos com os nossos parceiros e, com isso, gerar novas receitas e captar novos associados”, explica Agdo Teixeira Delatorre, superintendente da entidade.

Além do auditório, que ficará no térreo, a sede conta com espaço para a equipe da CDL, no primeiro andar, e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), no segundo. No terceiro piso, há uma área ainda não alugada; e no quarto andar, um ambiente para happy hour. “Nossas expectativas são as melhores possíveis para o pós-inauguração. Precisamos gerar receitas, uma vez que ainda estamos nos reestruturando após o pior período da pandemia”, diz Delatorre.

Segundo o superintendente, a CDL Grande Vila Velha se manteve aberta durante toda a crise sanitária, mas precisou reduzir a equipe em 50%. O número de associados também reflete a situação financeira da entidade: no começo de 2020, era quase 800 membros; e hoje, apenas 680. “Durante algum tempo, esse número foi até mais baixo, mas com campanhas em redes sociais, a certificação digital e a reestruturação organizacional da entidade, conseguimos recuperar um pouco este número”, explica o superintendente.

Por: Luis Adolfo Barbosa

O auditório novo já está pronto para a inauguração – Foto: divulgação

2024 © Todos os direitos reservados 

plugins premium WordPress