Cadastro Positivo

O QUE É?

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de operações de crédito e obrigações de pagamento quitadas ou em andamento, de pessoa física ou de pessoa jurídica. Disciplinado pela Lei Federal 12.414, de 09 de junho de 2011, o Cadastro Positivo poderá beneficiar o consumidor, pessoa física e jurídica, na obtenção de financiamentos/empréstimos, redução dos juros e melhoria dos prazos para a realização de compras. Isso porque as informações do histórico de pagamentos poderão ser utilizadas pelas instituições financeiras e lojistas como ferramenta para análise mais completa do consumidor a fim de proporcionar melhores condições na relação comercial*.

Poderão aderir ao Cadastro Positivo Pessoas Físicas (acima de 18 anos ou emancipados) e Pessoas Jurídicas, adimplentes e inadimplentes.

*A análise de crédito e seus benefícios são de responsabilidade das instituições de financeiras e lojistas.

COMO FUNCIONA?

O consumidor, pessoa física ou jurídica, autoriza a abertura do seu Cadastro Positivo, mediante ao preenchimento e assinatura de um termo de adesão, para que o seu histórico de pagamentos, realizados ou que venha a realizar, sejam disponibilizados às instituições financeiras e empresas credenciadas junto ao SPC Brasil. (Somente com a finalidade única e exclusiva de subsidiar a análise para e eventual concessão ao crédito).

Quais informações serão disponibilizadas no histórico de pagamentos?

As informações que serão visualizadas pelas instituições financeiras e pelos lojistas são:

• Valor total da compra;
  • Valor das parcelas;
  • Data dos vencimentos;
  • Data dos pagamentos;
  • Valor dos pagamentos;
  • Dados cadastrais do consumidor.

Que tipo de compra é disponibilizado?

Constarão no histórico de pagamento informações oriundas de financiamentos, empréstimos, compras a prazo e despesas com o fornecimento de água, esgoto, luz, gás, telefone (exceto modalidade pós-pago), assistência médica, odontológica, internet, TV por assinatura, escolas, administradoras de cartões e instituições financeiras.

COMO FAZER?

PESSOALMENTE NA CDL:

Acompanhe os 3 passos para realizar a adesão presencial:

Passo 1: Encontre uma CDL mais próxima:

Passo 2: Leve os documentos originais abaixo:

Se for pessoa Física:

• Documento de identificação válido (Ex.: RG, CNH, CTPS ou outros);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Se for pessoa Jurídica:

• Ato constitutivo, devidamente registrado no órgão competente; ou Documentos da eleição de seus administradores, quando aplicável;
  • Comprovante de inscrição no CNPJ;
  • Documento de identificação válido (RG, RNE, CNH, Passaporte, ou outro) e CPF do(s) representante(s) legal (is) da empresa;

Passo 3:

Solicite a sua adesão ao Cadastro Positivo SPC Brasil no balcão de atendimento da CDL.

Assim que seu cadastro for inserido em nosso sistema, você receberá um email, do SPC Brasil, com o link para cadastramento de sua senha e assim terá acesso gratuito à Consulta Pessoal

Pronto, você fará parte do Cadastro Positivo do SPC Brasil.

ONLINE COM CERTIFICADO DIGITAL:

Acesse o link abaixo:

e preencha seu cadastro.

Você deve manter o seu Java atualizado, versão recomendada: 32 bits.